segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013




PLANO DE ENSINO 
CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO

Área de Conhecimento: CIÊNCIA DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
Disciplina: FÍSICA
Professor: MARCIEL S. SANTOS
C. H. Semanal: 02 C. H. Anual: 72 Série: 4ª


1. OBJETIVOS GERAIS
         Adquirir o domínio da linguagem, para a representação e comunicação científico-tecnológica, com sua nomenclatura, códigos, suas designações de grandezas e unidades já incorporadas à linguagem cotidiana moderna. Articulando essa nomenclatura, códigos e símbolos em sentenças, diagramas, gráficos, esquemas e equações, a leitura e interpretação desta linguagem, seu uso em análises e sistematizações de sentido prático ou cultural.
         Cooperar na formação de um cidadão contemporâneo, atuante e solidário, com instrumentos para compreender, intervir e participar na realidade. Cooperar na percepção e compreensão de fenômenos naturais e tecnológicos, presentes tanto no cotidiano mais imediato quanto na compreensão do universo distante, a partir de princípios, leis e modelos construídos ou a desenvolver.


2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Em aparelhos e dispositivos elétricos residenciais, identificar seus diferentes usos e o significado das informações fornecidas pelos fabricantes sobre suas características (voltagem, frequência, potência etc.).
• Compreender o significado das redes de 110V e 220V, calibre de fios, disjuntores e fios-terra para analisar o  funcionamento de instalações elétricas domiciliares e utilizar manuais de instrução de aparelhos elétricos, para conhecer procedimentos adequados a sua instalação, utilização segura ou precauções em seu uso. 
• Compreender fenômenos magnéticos para explicar, por exemplo, o magnetismo terrestre, o campo magnético de um ímã, a magnetização de materiais ferromagnéticos ou a inseparabilidade dos pólos magnéticos. 
• Reconhecer a relação entre fenômenos magnéticos e elétricos, para explicar o funcionamento de motores elétricos e seus componentes, interações envolvendo bobinas e transformações de energia.
• Conhecer critérios que orientem a utilização de aparelhos elétricos como, por exemplo, especificações do Inmetro, gastos de energia, eficiência, riscos e cuidados, direitos do consumidor etc.
• Em sistemas que geram energia elétrica, como pilhas, baterias, dínamos, geradores ou usinas, identificar semelhanças e diferenças entre os diversos processos físicos envolvidos e suas implicações práticas. 
• Compreender o funcionamento de pilhas e baterias, incluindo constituição material, processos químicos e transformações de energia, para seu uso e descarte adequados. 
• Compreender o funcionamento de diferentes geradores para explicar a produção de energia em hidrelétricas, termelétricas etc. Utilizar esses elementos na discussão dos problemas associados desde a transmissão de energia até sua utilização residencial.
• Identificar a função de dispositivos como capacitores, indutores e transformadores para analisar suas diferentes formas de utilização.
• Compreender o funcionamento de circuitos oscilantes e o papel das antenas para explicar a modulação, emissão e recepção de ondas portadoras como no radar, rádio, televisão ou telefonia celular.
• Avaliar o impacto dos usos da eletricidade sobre a vida econômica e social.
• Utilizar os modelos atômicos propostos para a constituição da matéria para explicar diferentes propriedades dos materiais (térmicas, elétricas, magnéticas etc.).
• Relacionar os modelos de organização dos átomos e moléculas na constituição da matéria às características macroscópicas observáveis em cristais, cristais líquidos, polímeros, novos materiais etc.
• Compreender a constituição e organização da matéria viva e suas especificidades, relacionando-as aos modelos físicos estudados.
• Identificar diferentes tipos de radiações presentes na vida cotidiana, reconhecendo sua sistematização no espectro eletromagnético (das ondas de rádio aos raios gama) e sua utilização através das tecnologias a elas associadas (radar, rádio, forno de micro-ondas, tomografia etc.).
• Compreender os processos de interação das radiações com meios materiais para explicar os fenômenos envolvidos em, por exemplo, fotocélulas, emissão e transmissão de luz, telas de monitores, radiografias.
• Avaliar efeitos biológicos e ambientais do uso de radiações não ionizantes em situações do cotidiano.
• Compreender as transformações nucleares que dão origem à radioatividade para reconhecer sua presença na natureza e em sistemas tecnológicos.
• Conhecer a natureza das interações e a dimensão da energia envolvida nas transformações nucleares para explicar seu uso em, por exemplo, usinas nucleares, indústria, agricultura ou medicina.
• Avaliar os efeitos biológicos e ambientais, assim como medidas de proteção, da radioatividade e radiações ionizantes.


3. PROCEDIMENTOS

        Aulas expositivas em quadro branco; Práticas experimentais em laboratório e demonstrações em sala de aula; Uso de multimídia e programas computacionais; Apresentações de seminários e trabalhos experimentais; Dinâmica em grupos.


4. AVALIAÇÃO

       Todas as avaliações dissertativas serão realizadas em parceria de no máximo dois estudantes, ressalvando o número ímpar de estudantes presentes. Avaliações dissertativas valem no máximo dez. Atividades de Relatório de práticas experimentais valem no máximo dez. Apresentações de seminários valem no máximo dez. Debate em grupos irá depender da dinâmica e tempo disponível para duas aulas seguidas, cujos pontos disputados serão somados com as atividades de exercícios teóricos realizados em sala de aula. Seus resultados serão de acordo com a Organização Didática do Curso.
A média simples para cada bimestre será obtida a partir de todas as atividades realizadas.


CONTEÚDOS

1º BIMESTRE
- Eletrodinâmica, definição de corrente elétrica;
- Medidores de corrente elétrica e fontes de corrente elétrica;
- Fonte de energia elétrica: bateria; Condutividade e resistividade dos condutores;
- Resistência elétrica e suas associações em série e paralelo;
- Potência elétrica.

2º BIMESTRE
- Geradores e receptores; Leis de Kichhoffer; Equação do circuito com geradores;
- Capacitância de capacitores. Energia armazenada num capacitor;
- Capacitores e suas associações;
- Introdução ao Magnetismo;
- Produção de campo magnético; Aplicações do magnetismo;
- Força magnética em cargas elétricas em movimento em campo magnético;
- Força magnética sobre um fio condutor com corrente; Motor elétrico;


3º BIMESTRE
- Motor elétrico simples e força magnética entre fios paralelos;
- Força magnética entre fios paralelos;
- Força eletromotriz induzida;
- Fluxo magnético e Lei de Faraday;
- Lei de Lens;
- Ressonância magnética; Transformadores;
- Introdução à Física Moderna: O átomo;
- O átomo de J. J. Thomson;
- O átomo de Rutherford; Radiação de corpo negro; Energia quantizada.


4º BIMESTRE
- O átomo de Bohr; Espectro contínuo e discreto de emissão e absorção;
- Quantização da energia no átomo de Bohr;
- Efeito Fotoelétrico; Princípio da complementaridade;
- Relatividade;
- Radioatividade.

BIBLIOGRAFIA

Gaspar, A. Compreendendo a Física: Ensino Médio.  São Paulo: Ática, 2010. V. 3.
Máximo, A.; Alvarenga, Curso de Física. 1ª Ed. São Paulo: Scipione, 2010. V.3.





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