sábado, 11 de junho de 2011

Um dia de gênios.

A frase “Nossos jovens são o futuro do nosso país!” é muito conhecida e comumente usada para diversos fins. No Brasil, entre as 185.712.713 pessoas, cerca de mais de 20% são jovens e, no último dia 8 de abril de 2011, 40 desses jovens passaram por uma experiência da qual nenhum deles se esquecerá pelo resto de suas vidas.

Quando se fala de educação pública em nosso país, na grande maioria das vezes ela é sinônimo de descaso e trabalho mal feito, porém podemos ver algumas exceções à regra, como, por exemplo, o CTA ( Centro de Tecnologia da Aeronáutica), que é composto por diversos institutos e centros educacionais, localizado em São José dos Campos-SP. Nesse oito de abril, visitamos dois renomados institutos no CTA, o ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica) e o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). Na parte da manhã, fomos ao ITA e lá ficamos maravilhados com a infraestrutura do instituto, tanto no âmbito educacional quanto em relação à qualidade de vida. Com essa visita, pudemos ter noção quantitativa de que realmente grandes institutos de educação pública tornam-se cidades, visto que o ITA conta com mercado, bancos, correio, uma escola municipal de ensino infantil e uma estadual de ensino fundamental para os filhos dos funcionários, além das moradias para todos os alunos e funcionários e também áreas de lazer com piscina, churrasqueiras, quadras poliesportivas e um grande lago no coração do instituto. Essa é a visão do ponto de vista emocional. Já do ponto de vista racional, o ITA conta com uma tecnologia de alto nível, laboratórios bem equipados e um excelente corpo docente. Também tivemos contato com o galpão de estudos de aviões, aonde vimos de perto uma turbina e partes de vários modelos aéreos. Lá se oferece o que há de melhor em termos de engenharias com os cursos de Engenharia Aeronáutica, Engenharia Eletrônica, Engenharia Mecânica-Aeronáutica, Engenharia Civil-Aeronáutica, Engenharia de Computação e Engenharia Aeroespacial.

Após o almoço, fomos para o outro lado do CTA, no INPE. Esse instituto é responsável por diversas pesquisas aeroespaciais e ambientais no campo nacional. Pudemos perceber que, com o INPE, o Brasil tem grandes representantes orbitando nosso planeta, e esse instituto também acaba sendo uma ponte entre o Brasil e outros países como a Argentina e a China, já que lançamos satélites com projetos em conjunto. Nós tivemos acesso à área restrita do INPE onde são elaborados nossos satélites e descobrimos que esse instituto tem mais utilidades no nosso dia a dia do que imaginávamos. Por exemplo, os celulares e carros que vemos no mercado, antes de serem lançados, vão a testes em relação a ondas eletromagnéticas, assim como outros aparelhos eletrodomésticos, para ver o grau de influência das ondas nos aparelhos, ou seja, se os componentes eletrônicos de um carro não entram em colapso uns com os outros.

Um dia de gênios, assim podemos dizer em relação ao dia que saímos de Cubatão com uma coisa em mente e voltamos com uma experiência muito mais rica e saborosa em questão de conhecimento e aprendizagem. Muitos alunos ficaram impressionados, outros, no momento em que tocavam naquele avião, tiveram a certeza, de que carreiras seguiriam em suas vidas. Outros, ainda, tomaram gosto pela engenharia e podíamos, ver no momento da apresentação da Engenharia da Computação, por exemplo, seus olhos brilharem como os de uma criança quando ganha um presente. Nesse caso, era o brilho nos olhos de um jovem que descobre que seu sonho está mais próximo do que ele imaginava!


Um comentário:

Unknown disse...

Douglas Braz Gonçalves Mateus
Luciana Nogueira Prata
Tatiane Larisse da Silva
CTII317