terça-feira, 14 de junho de 2011

VISITAS QUE MUDARAM NOSSAS PERSPECTIVAS

No dia 08 de abril de 2011, nós, alunos do ensino técnico em informática integrado ao Ensino Médio, viajamos para a cidade de São José dos Campos e visitamos o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) pela manhã e o Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (INPE) no período da tarde.

Chegando ao primeiro local, fomos recepcionados por um engenheiro formado na própria instituição, que nos deu uma pequena introdução sobre o local e as suas atividades. Ele nos informou os cursos de graduação ministrados lá – Engenharias Aeronáutica, Eletrônica, Mecânica-Aeronáutica, Civil-Aeronáutica, de Computação e Aeroespacial – e nos alertou a respeito da prova de vestibular. Convencionou-se que o nível de dificuldade da mesma era elevadíssimo, mas ele nos provou, comparando o teste realizado por eles com o de outras universidades, que se tornar um estudante do ITA não é algo impossível e chegou até a despertar o interesse de alguns de nós. Ainda ressaltou que a matéria que mais tira pontos dos candidatos é o Português e que, portanto, esse é um bom caminho para ganhar vantagem na hora do teste.

Ainda no período da manhã, visitamos alguns laboratórios e conhecemos um pouco mais da grande estrutura do instituto. No primeiro deles encontramos uma aula prática em andamento e nos falaram sobre a importância dos equipamentos de altíssima qualidade disponíveis, tanto as máquinas, que constroem peças, como os computadores, equipados de softwares que permitem aos engenheiros simular os diversos processos, otimizando a fabricação e evitando excessivo desperdício de matéria prima. No segundo laboratório conhecemos um pouco mais sobre a estrutura e a história dos aviões e pudemos observar parte do processo de teste dos projetos encomendados pela indústria.

Após a saída deste laboratório, fomos até um pátio, onde vimos de perto algumas aeronaves. Em seguida demos uma pequena volta por dentro do campus, vendo as diversas residências e demais instalações tanto de civis como de militares, terminando, assim, a primeira parte da viagem.

Já no INPE, iniciamos a nossa experiência tendo uma pequena palestra e assistindo à um vídeo que nos deixou cientes das funções, objetivos e importância do instituto tanto para a ciência como para o setor industrial do nosso país. Mais à frente tivemos uma longa palestra com uma profissional responsável pelas visitas ao local, que nos deu diversos detalhes sobre o funcionamento do complexo.

Dentre as experiências relatadas, ela contou sobre a função dos quatro tipos de equipamentos de testes que eles dispõem, atentou às parcerias estabelecidas pelo governo brasileiro na questão espacial com países como Argentina, China e mais recentemente EUA. Apesar do país não disponibilizar muita tecnologia nessa área, possui muitos profissionais qualificados e o INPE como maior instituto espacial de todo o hemisfério sul.

O que nos chamou muita atenção, além da maneira como os testes são realizados lá, foram os produtos que são testados, segundo normas do IMETRO e demais órgãos de adequação das mercadorias brasileiras. Desde aparelhos pequenos, como celulares, até caminhões tem necessariamente que ser testados antes de serem lançados para o consumo e o INPE é o melhor local para realizar essas provas em todo o território nacional, ou seja, a grande maioria dos produtos que são lançados no país, passa antes por esses testes em São José dos Campos.

Terminando essa palestra, estava chegando ao fim o nosso dia de viagem e nós alunos do Instituto Federal saímos com a sensação de que esse tipo de experiência é importantíssimo para o nosso enriquecimento intelectual. Mais do que aprender no papel, pudemos ver realmente como as coisas funcionam e assim, pudemos associar conteúdos da sala de aula e entender melhor tudo que nos cerca, além, é claro, de poder ficar em contato com nossos amigos durante mais tempo, fora do ambiente escolar, conhecendo-os um pouco melhor.

Breno França, Clayton Lima e Thais Neubauer.

Nenhum comentário: