terça-feira, 31 de março de 2015

PLANO DE ENSINO - 1º Ano

PLANO DE ENSINO – CURSO: Curso Técnico de Informática Integrado ao Ensino Médio - CTII

Área de Conhecimento: CIÊNCIA DA NATUREZA, MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
Disciplina: FÍSICA
Professor: MARCIEL S. SANTOS
C. H. Semanal: 02
C. H. Anual: 72
Série: 1ª




1.    OBJETIVOS GERAIS

Adquirir o domínio da linguagem, para a representação e comunicação científico-tecnológica, com sua nomenclatura, códigos, suas designações de grandezas e unidades já incorporadas à linguagem cotidiana moderna. Articulando essa nomenclatura, códigos e símbolos em sentenças, diagramas, gráficos, esquemas e equações, a leitura e interpretação desta linguagem, seu uso em análises e sistematizações de sentido prático ou cultural.
Cooperar na formação de um cidadão contemporâneo, atuante e solidário, com instrumentos para compreender, intervir e participar na realidade. Cooperar na percepção e compreensão de fenômenos naturais e tecnológicos, presentes tanto no cotidiano mais imediato quanto na compreensão do universo distante, a partir de princípios, leis e modelos construídos ou a desenvolver.




2.    OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Conhecer o M.R.U.; Reconhecer e saber utilizar corretamente símbolos, códigos e nomenclaturas de grandezas da Física; Conhecer as unidades e as relações entre as unidades de uma mesma grandeza física para fazer traduções entre elas e utilizá-las adequadamente; Ler e interpretar corretamente tabelas, gráficos, esquemas e diagramas apresentados em textos.
- Deduzir as funções horárias do movimento retilíneo uniforme; Construir sentenças ou esquemas para a resolução de problemas; construir tabelas e transformá-las em gráfico; Acompanhar o noticiário relativo à ciência em jornais, revistas e notícias veiculadas pela mídia, identificando a questão em discussão e interpretando, com objetividade, seus significados e implicações; Elaborar relatórios analíticos, apresentando e discutindo dados e resultados, seja de experimentos ou de avaliações críticas de situações, fazendo uso, sempre que necessário, da linguagem física apropriada.
- Conhecer o M.R.U.V.; Frente a uma situação ou problema concreto, reconhecer a natureza dos fenômenos envolvidos, situando-os dentro do conjunto de fenômenos da Física e identificar as grandezas relevantes, em cada caso;
- Deduzir as funções horárias de movimento retilíneo uniformemente variado; Reconhecer a relação entre diferentes grandezas, ou relações de causa-efeito, para ser capaz de estabelecer previsões;
- Caracterizar o movimento circular através dos conceitos de período, frequência e velocidade angular;
- Conceituar vetores; Compreender a necessidade de fazer uso de escalas apropriadas para ser capaz de construir gráficos ou representações;
- Conhecer e aplicar as Leis de Newton a partir dos conceitos de força, massa e aceleração.

3.    PROCEDIMENTOS

              

Aulas expositivas em quadro branco; Práticas experimentais em laboratório e demonstrações em sala de aula; Uso de multimídia e programas computacionais; Apresentações de seminários e trabalhos experimentais; Dinâmica em grupos.














4.    AVALIAÇÃO

Todas as avaliações dissertativas serão realizadas em parceria de no máximo dois estudantes, ressalvando o número ímpar de estudantes presentes. Avaliações dissertativas valem no máximo dez. Atividades de Relatório de práticas experimentais valem no máximo dez. Apresentações de seminários valem no máximo dez. Debate em grupos irá depender da dinâmica e tempo disponível para duas aulas seguidas, cujos pontos disputados serão somados com as atividades de exercícios teóricos realizados em sala de aula. Seus resultados serão de acordo com a Organização Didática do Curso.
A média simples para cada bimestre será obtida a partir de todas as atividades realizadas.






CONTEÚDOS

1º BIMESTRE
- Introdução: Os ramos da Física;
- Algarismo significativo;
- Operação com algarismos significativos
- Potência de dez – Ordem de grandeza
- Cinemática e os tipos de movimentos: conceitos de espaço, tempo, referencial, movimento, repouso e velocidade;
- Equação horária do espaço para o MRU; Gráficos do MRU.

2º BIMESTRE
- Movimento Retilíneo Uniformemente Variado - MRUV; Definição de aceleração;
- Equação horária da velocidade para o MRUV;
- Gráfico do MRUV; Exercícios teóricos; Aplicações teóricas do MRUV;
- Equação de Torricelli; Equação horária do espaço;
- Grandezas escalares e vetoriais; Vetores e soma de vetores.

3º BIMESTRE
- Decomposição de vetor;
- Lançamento oblíquo;
- Movimento circular uniforme: período, frequência, velocidade e aceleração angular;
- Conceito de força; Peso e massa.


4º BIMESTRE
- Primeira lei de Newton: lei da inércia; Terceira lei de Newton: ação e reação;
- Segunda lei de Newton: Princípio Fundamental da Dinâmica (F=ma);
- Força de atrito;
- Aplicações das Leis de Newton.


BIBLIOGRAFIA

Kazuhito, Y.; Fuke, L. F.  Física para o Ensino Médio. 3ª Ed. São Paulo: Saraiva, 2013. V.1
Gaspar, A. Compreendendo a Física: Ensino Médio.  São Paulo: Ática, 2010. V.1.
Máximo, A.; Alvarenga, Curso de Física. 1ª Ed. São Paulo: Scipione, 2010. V.1.


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