PLANO DE ENSINO – CURSO: Curso Técnico de Informática Integrado ao Ensino Médio - CTII
Área de Conhecimento: CIÊNCIA
DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
|
||
Disciplina: FÍSICA
|
||
Professor:
MARCIEL S. SANTOS
|
||
C.
H. Semanal: 02
|
C.
H. Anual: 72
|
Série: 2ª
|
1.
OBJETIVOS GERAIS
Adquirir
o domínio da linguagem, para a representação e comunicação
científico-tecnológica, com sua nomenclatura, códigos, suas designações de
grandezas e unidades já incorporadas à linguagem cotidiana moderna.
Articulando essa nomenclatura, códigos e símbolos em sentenças, diagramas,
gráficos, esquemas e equações, a leitura e interpretação desta linguagem, seu
uso em análises e sistematizações de sentido prático ou cultural.
Cooperar
na formação de um cidadão contemporâneo, atuante e solidário, com
instrumentos para compreender, intervir e participar na realidade. Cooperar
na percepção e compreensão de fenômenos naturais e tecnológicos, presentes
tanto no cotidiano mais imediato quanto na compreensão do universo distante,
a partir de princípios, leis e modelos construídos ou a desenvolver.
|
2.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
- Relacionar trabalho com
energia.
- Aplicar trabalho como
transformação de energia.
- Reconhecer os fenômenos
relacionados à gravitação.
- Reconhecer situações de
fluidos em equilíbrio.
- Conhecer os aspectos e as
consequências da troca de calor e os conceitos envolvidos;
- Conhecer os aspectos
físicos da matéria.
- Relacionar as grandezas
físicas na determinação do estado gasoso da matéria.
- Reconhecer a conservação
de energia nos fenômenos térmicos.
|
3.
PROCEDIMENTOS
Aulas expositivas em quadro
branco; Práticas experimentais em laboratório e demonstrações em sala de
aula; Uso de multimídia e programas computacionais; Apresentações de
seminários e trabalhos experimentais; Dinâmica em grupos.
|
4.
AVALIAÇÃO
Todas as avaliações dissertativas serão realizadas
em parceria de no máximo dois estudantes, ressalvando o número ímpar de
estudantes presentes. Avaliações dissertativas valem no máximo dez.
Atividades de Relatório de práticas experimentais valem no máximo dez.
Apresentações de seminários valem no máximo dez. Debate em grupos irá
depender da dinâmica e tempo disponível para duas aulas seguidas, cujos
pontos disputados serão somados com as atividades de exercícios teóricos
realizados em sala de aula. Seus resultados serão de acordo com a Organização
Didática do Curso.
A média simples para cada bimestre será obtida a
partir de todas as atividades realizadas.
|
CONTEÚDOS
1º BIMESTRE
|
- Trabalho de uma força paralela e não paralela ao
deslocamento;
- Potência e suas unidades;
- Energia potencial gravitacional e energia
potencial elástica;
- Energia cinética;
- Energia mecânica e sua conservação.
|
2º BIMESTRE
|
- Impulso e quantidade de movimento e conservação da
quantidade de movimento;
- Gravitação;
|
3º BIMESTRE
|
- Hidrostática;
- Termometria;
|
4º BIMESTRE
|
- Capacidade térmica e calor
específico;
- Estados da matéria;
-
Estudos dos gases;
|
BIBLIOGRAFIA
|
Kazuhito, Y.; Fuke,
L. F. Física para o Ensino Médio. 3ª Ed. São Paulo: Saraiva, 2013. V.1 e V.2.
Gaspar, A. Compreendendo a Física: Ensino
Médio. São Paulo: Ática, 2010. V. 1 e
2.
Máximo, A.; Alvarenga, Curso de Física. 1ª Ed. São
Paulo: Scipione, 2010. V.1 e 2.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário