PLANO DE ENSINO – CURSO: Curso Técnico de Informática Integrado ao Ensino Médio - CTII
Área de Conhecimento: CIÊNCIA
DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
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Disciplina: FÍSICA
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Professor:
MArciel s. santos
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C.
H. Semanal: 02
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C.
H. Anual: 72
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Série: 3ª
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1.
OBJETIVOS GERAIS
Adquirir
o domínio da linguagem, para a representação e comunicação
científico-tecnológica, com sua nomenclatura, códigos, suas designações de
grandezas e unidades já incorporadas à linguagem cotidiana moderna.
Articulando essa nomenclatura, códigos e símbolos em sentenças, diagramas,
gráficos, esquemas e equações, a leitura e interpretação desta linguagem, seu
uso em análises e sistematizações de sentido prático ou cultural.
Cooperar
na formação de um cidadão contemporâneo, atuante e solidário, com
instrumentos para compreender, intervir e participar na realidade. Cooperar
na percepção e compreensão de fenômenos naturais e tecnológicos, presentes
tanto no cotidiano mais imediato quanto na compreensão do universo distante,
a partir de princípios, leis e modelos construídos ou a desenvolver.
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2.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
Reconhecer a conservação de
energia nos fenômenos térmicos; Reconhecer os fenômenos ondulatórios;
Reconhecer os processos luminosos: interação Luz-matéria; Reconhecer os
sistemas ópticos que possibilitam a visão das coisas; Conceituar difração;
Reconhecer ocorrência de
interferência; Identificar o Efeito Doppler; Conceituar o Laser; Conceituar o
som; Conceituar eletrostática; Saber a noção de carga elétrica e seu princípio de conservação; Reconhecer os fenômenos
elétricos; Reconhecer os processos de eletrização; Aplicar a Lei de Coulomb;
Conceituar e determinar campo elétrico de cargas pontuais; Dominar o conceito
de potencial elétrico e calculá-lo; Conceituar eletrodinâmica e fenômenos
devido ao movimento de cargas elétricas; Reconhecer as propriedades
magnéticas e suas consequências; Compreender as noções elementares da Física
Moderna.
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3.
PROCEDIMENTOS
Aulas expositivas em quadro
branco; Práticas experimentais em laboratório e demonstrações em sala de
aula; Uso de multimídia e programas computacionais; Apresentações de
seminários e trabalhos experimentais; Dinâmica em grupos.
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4.
AVALIAÇÃO
Todas as avaliações dissertativas serão realizadas
em parceria de no máximo dois estudantes, ressalvando o número ímpar de estudantes
presentes. Avaliações dissertativas valem no máximo dez. Atividades de
Relatório de práticas experimentais valem no máximo dez. Apresentações de
seminários valem no máximo dez. Debate em grupos irá depender da dinâmica e
tempo disponível para duas aulas seguidas, cujos pontos disputados serão
somados com as atividades de exercícios teóricos realizados em sala de aula.
Seus resultados serão de acordo com a Organização Didática do Curso.
A média simples para cada bimestre será obtida a
partir de todas as atividades realizadas.
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CONTEÚDOS
1º BIMESTRE
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- 1ª e 2ª lei da termodinâmica;
- Movimento harmônico simples;
- Interferência.
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2º BIMESTRE
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- Fenômenos ondulatório;
- Efeito Doppler;
- Óptica geométrica: Eclipses; Velocidade da luz;
Reflexão, difusão e refração da luz;
- Espelhos planos e esféricos;
- Equação dos espelhos esféricos.
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3º BIMESTRE
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- Lentes e equação das
lentes;
- Instrumentos óticos;
- Difração da luz;
- Laser.
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4º BIMESTRE
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- Eletrostática;
- Lei de Coulomb;
- Campo Elétrico;
- Potencial elétrico.
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BIBLIOGRAFIA
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Kazuhito, Y.; Fuke,
L. F. Física para o Ensino Médio. 3ª Ed. São Paulo: Saraiva, 2013. V.2
e V.3.
Gaspar, A. Compreendendo a Física: Ensino
Médio. São Paulo: Ática, 2010. V. 2 e
3.
Máximo, A.; Alvarenga, Curso de Física. 1ª Ed. São
Paulo: Scipione, 2010. V.2 e 3.
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