terça-feira, 31 de março de 2015

PLANO DE ENSINO - 3º Ano

PLANO DE ENSINO – CURSO: Curso Técnico de Informática Integrado ao Ensino Médio - CTII

Área de Conhecimento: CIÊNCIA DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
Disciplina: FÍSICA
Professor: MArciel s. santos
C. H. Semanal: 02
C. H. Anual: 72
Série: 3ª



1.    OBJETIVOS GERAIS

Adquirir o domínio da linguagem, para a representação e comunicação científico-tecnológica, com sua nomenclatura, códigos, suas designações de grandezas e unidades já incorporadas à linguagem cotidiana moderna. Articulando essa nomenclatura, códigos e símbolos em sentenças, diagramas, gráficos, esquemas e equações, a leitura e interpretação desta linguagem, seu uso em análises e sistematizações de sentido prático ou cultural.
Cooperar na formação de um cidadão contemporâneo, atuante e solidário, com instrumentos para compreender, intervir e participar na realidade. Cooperar na percepção e compreensão de fenômenos naturais e tecnológicos, presentes tanto no cotidiano mais imediato quanto na compreensão do universo distante, a partir de princípios, leis e modelos construídos ou a desenvolver.



2.    OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Reconhecer a conservação de energia nos fenômenos térmicos; Reconhecer os fenômenos ondulatórios; Reconhecer os processos luminosos: interação Luz-matéria; Reconhecer os sistemas ópticos que possibilitam a visão das coisas; Conceituar difração;
Reconhecer ocorrência de interferência; Identificar o Efeito Doppler; Conceituar o Laser; Conceituar o som; Conceituar eletrostática; Saber a noção de carga elétrica e seu  princípio de conservação; Reconhecer os fenômenos elétricos; Reconhecer os processos de eletrização; Aplicar a Lei de Coulomb; Conceituar e determinar campo elétrico de cargas pontuais; Dominar o conceito de potencial elétrico e calculá-lo; Conceituar eletrodinâmica e fenômenos devido ao movimento de cargas elétricas; Reconhecer as propriedades magnéticas e suas consequências; Compreender as noções elementares da Física Moderna.

3.    PROCEDIMENTOS

              

Aulas expositivas em quadro branco; Práticas experimentais em laboratório e demonstrações em sala de aula; Uso de multimídia e programas computacionais; Apresentações de seminários e trabalhos experimentais; Dinâmica em grupos.













4.    AVALIAÇÃO

Todas as avaliações dissertativas serão realizadas em parceria de no máximo dois estudantes, ressalvando o número ímpar de estudantes presentes. Avaliações dissertativas valem no máximo dez. Atividades de Relatório de práticas experimentais valem no máximo dez. Apresentações de seminários valem no máximo dez. Debate em grupos irá depender da dinâmica e tempo disponível para duas aulas seguidas, cujos pontos disputados serão somados com as atividades de exercícios teóricos realizados em sala de aula. Seus resultados serão de acordo com a Organização Didática do Curso.
A média simples para cada bimestre será obtida a partir de todas as atividades realizadas.



CONTEÚDOS


1º BIMESTRE
- 1ª e 2ª lei da termodinâmica;
- Movimento harmônico simples;
- Interferência.


2º BIMESTRE
- Fenômenos ondulatório;
- Efeito Doppler;
- Óptica geométrica: Eclipses; Velocidade da luz; Reflexão, difusão e refração da luz;
- Espelhos planos e esféricos;
- Equação dos espelhos esféricos.


3º BIMESTRE
- Lentes e equação das lentes;
- Instrumentos óticos;
- Difração da luz;
- Laser.


4º BIMESTRE
- Eletrostática;
- Lei de Coulomb;
- Campo Elétrico;
- Potencial elétrico.


BIBLIOGRAFIA

Kazuhito, Y.; Fuke, L. F.  Física para o Ensino Médio. 3ª Ed. São Paulo: Saraiva, 2013. V.2 e V.3.
Gaspar, A. Compreendendo a Física: Ensino Médio.  São Paulo: Ática, 2010. V. 2 e 3.
Máximo, A.; Alvarenga, Curso de Física. 1ª Ed. São Paulo: Scipione, 2010. V.2 e 3.


Nenhum comentário: