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Área de Conhecimento: CIÊNCIA
DA NATUREZA E SUAS TECNOLOGIAS
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Disciplina: FÍSICA
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Professor: MARCIEL
S. SANTOS
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C.
H. Semanal: 02
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C.
H. Anual: 72
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Série: 4ª
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1.
OBJETIVOS GERAIS
Adquirir o domínio da linguagem,
para a representação e comunicação científico-tecnológica, com sua
nomenclatura, códigos, suas designações de grandezas e unidades já
incorporadas à linguagem cotidiana moderna. Articulando essa nomenclatura,
códigos e símbolos em sentenças, diagramas, gráficos, esquemas e equações, a
leitura e interpretação desta linguagem, seu uso em análises e
sistematizações de sentido prático ou cultural.
Cooperar na formação de um
cidadão contemporâneo, atuante e solidário, com instrumentos para
compreender, intervir e participar na realidade. Cooperar na percepção e
compreensão de fenômenos naturais e tecnológicos, presentes tanto no
cotidiano mais imediato quanto na compreensão do universo distante, a partir
de princípios, leis e modelos construídos ou a desenvolver.
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2.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
• Em aparelhos e dispositivos elétricos
residenciais, identificar seus diferentes usos e o significado das
informações fornecidas pelos fabricantes sobre suas características
(voltagem, frequência, potência etc.).
• Compreender o significado das redes de
110V e 220V, calibre de fios, disjuntores e fios-terra para analisar o funcionamento de instalações elétricas
domiciliares e utilizar manuais de instrução de aparelhos elétricos, para
conhecer procedimentos adequados a sua instalação, utilização segura ou
precauções em seu uso.
• Compreender fenômenos magnéticos para explicar, por exemplo, o
magnetismo terrestre, o campo magnético de um ímã, a magnetização de
materiais ferromagnéticos ou a inseparabilidade dos pólos magnéticos.
• Reconhecer a relação entre fenômenos magnéticos e elétricos, para
explicar o funcionamento de motores elétricos e seus componentes, interações
envolvendo bobinas e transformações de energia.
• Conhecer critérios que orientem a utilização de aparelhos elétricos
como, por exemplo, especificações do Inmetro, gastos de energia, eficiência,
riscos e cuidados, direitos do consumidor etc.
• Em sistemas que geram energia elétrica, como pilhas, baterias,
dínamos, geradores ou usinas, identificar semelhanças e diferenças entre os
diversos processos físicos envolvidos e suas implicações práticas.
• Compreender o funcionamento de pilhas e baterias, incluindo
constituição material, processos químicos e transformações de energia, para
seu uso e descarte adequados.
• Compreender o funcionamento de diferentes geradores para explicar a
produção de energia em hidrelétricas, termelétricas etc. Utilizar esses
elementos na discussão dos problemas associados desde a transmissão de
energia até sua utilização residencial.
• Identificar a função de dispositivos como capacitores, indutores e
transformadores para analisar suas diferentes formas de utilização.
• Compreender o funcionamento de circuitos oscilantes e o papel das
antenas para explicar a modulação, emissão e recepção de ondas portadoras
como no radar, rádio, televisão ou telefonia celular.
• Avaliar o impacto dos usos da eletricidade sobre a vida econômica e
social.
• Utilizar os modelos atômicos propostos para a
constituição da matéria para explicar diferentes propriedades dos materiais
(térmicas, elétricas, magnéticas etc.).
• Relacionar os modelos de organização dos átomos e
moléculas na constituição da matéria às características macroscópicas
observáveis em cristais, cristais líquidos, polímeros, novos materiais etc.
• Compreender a constituição e organização da
matéria viva e suas especificidades, relacionando-as aos modelos físicos
estudados.
• Identificar diferentes tipos de radiações
presentes na vida cotidiana, reconhecendo sua sistematização no espectro
eletromagnético (das ondas de rádio aos raios gama) e sua utilização através
das tecnologias a elas associadas (radar, rádio, forno de micro-ondas,
tomografia etc.).
• Compreender os processos de interação das
radiações com meios materiais para explicar os fenômenos envolvidos em, por
exemplo, fotocélulas, emissão e transmissão de luz, telas de monitores,
radiografias.
• Avaliar efeitos biológicos e ambientais
do uso de radiações não ionizantes em situações do cotidiano.
• Compreender as transformações nucleares que dão origem à
radioatividade para reconhecer sua presença na natureza e em sistemas
tecnológicos.
• Conhecer a natureza das interações e a dimensão da energia envolvida
nas transformações nucleares para explicar seu uso em, por exemplo, usinas
nucleares, indústria, agricultura ou medicina.
• Avaliar os efeitos biológicos e ambientais, assim como medidas de
proteção, da radioatividade e radiações ionizantes.
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3.
PROCEDIMENTOS
Aulas expositivas em quadro
branco; Práticas experimentais em laboratório e demonstrações em sala de
aula; Uso de multimídia e programas computacionais; Apresentações de
seminários e trabalhos experimentais; Dinâmica em grupos.
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4.
AVALIAÇÃO
Todas as avaliações dissertativas
serão realizadas em parceria de no máximo dois estudantes, ressalvando o
número ímpar de estudantes presentes. Avaliações dissertativas valem no
máximo dez. Atividades de Relatório de práticas experimentais valem no máximo
dez. Apresentações de seminários valem no máximo dez. Debate em grupos irá
depender da dinâmica e tempo disponível para duas aulas seguidas, cujos
pontos disputados serão somados com as atividades de exercícios teóricos
realizados em sala de aula. Seus resultados serão de acordo com a Organização
Didática do Curso.
A
média simples para cada bimestre será obtida a partir de todas as atividades
realizadas.
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CONTEÚDOS
1º BIMESTRE
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- Eletrodinâmica, definição de corrente elétrica;
- Medidores de corrente elétrica e fontes de
corrente elétrica;
- Fonte de energia elétrica: bateria; Condutividade
e resistividade dos condutores;
- Resistência elétrica e suas associações em série
e paralelo;
- Potência elétrica.
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2º BIMESTRE
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-
Geradores e receptores; Leis de Kichhoffer; Equação do circuito com
geradores;
-
Capacitância de capacitores. Energia armazenada num capacitor;
-
Capacitores e suas associações;
-
Introdução ao Magnetismo;
-
Produção de campo magnético; Aplicações do magnetismo;
-
Força magnética em cargas elétricas em movimento em campo magnético;
-
Força magnética sobre um fio condutor com corrente; Motor elétrico;
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3º BIMESTRE
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- Motor elétrico simples e força magnética entre
fios paralelos;
- Força magnética entre fios paralelos;
- Força eletromotriz induzida;
- Fluxo magnético e Lei de Faraday;
- Lei de Lens;
- Ressonância magnética; Transformadores;
- Introdução à Física Moderna: O átomo;
- O átomo de J. J. Thomson;
- O átomo de Rutherford; Radiação de corpo negro;
Energia quantizada.
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4º BIMESTRE
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- O átomo de Bohr; Espectro contínuo e discreto de
emissão e absorção;
- Quantização da energia no átomo de Bohr;
- Efeito Fotoelétrico; Princípio da
complementaridade;
- Relatividade;
- Radioatividade.
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BIBLIOGRAFIA
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Kazuhito,
Y.; Fuke, L. F. Física para o Ensino Médio. 3ª Ed. São Paulo: Saraiva,
2013. V.1 e V.3
Gaspar, A. Compreendendo
a Física: Ensino Médio. São Paulo:
Ática, 2010. V. 3.
Máximo, A.; Alvarenga, Curso de Física. 1ª Ed. São Paulo: Scipione, 2010. V.3.
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